Aprenda a montar um kit para-raios

Amigo do campo, o Brasil é um dos países com maior ocorrência de raios do mundo. Com isso, a zona rural é a região que mais sofre com o fenômeno, visto que possui muitas áreas descampadas e com pontos altos não isolados.

Para você não ter problemas com o seu eletrificador de cercas, hoje queremos lhe ensinar a montar um kit para-raios. Desta forma, você protegerá seu equipamento das consequências que este fenômeno pode causar. 

Siga com a leitura e aprenda.

O que são para-raios?

Para-raios é usado para atrair os raios vindos da cerca e desviar deles, evitando com que ele chegue até o eletrificador.

É composto por uma mola de tração, um  isolador castanha, um faiscador, dois parafusos para fixação do faiscador e mais duas braçadeiras para a fixação da mola.

O objetivo da instalação do kit para-raios não é atrair os raios para o eletrificador, mas oferecer um caminho para que possam atravessar, produzindo a menor quantidade de danos possíveis.

Agora que lhe explicamos o que são os para-raios, vamos aprender a como montar este equipamento no seu campo.

Como montar o kit para-raios

O primeiro passo é escolher um local do seu terreno onde será instalado o kit, contudo precisa ser em uma região linear e mais elevada. Se na sua propriedade já existem outros para-raios, a distância entre cada kit precisa ser de 20 metros.

Ao instalar o kit para-raios é importante observar a quantidade de hastes de aterramento que vai necessitar. Esta quantidade é estabelecida conforme a mínima de hastes de aterramento exigida na instalação do eletrificador. A distância entre elas deve ser igual ou maior que 3 metros. 

Após o aterramento das hastes, elas serão interligadas por um cabo de cobre, de 4 mm. 

Feito este processo, é hora de instalar, nas pontas do cabo, o centelhador – ou faiscador, como é mais conhecido. Este item é responsável por conduzir o raio para baixo do aterramento.

O centelhador/faiscador deve estar preso a um poste, que de preferência seja de concreto. Agora é hora de conectar o faiscador a cerca, através do fusível de mola, que trabalha como indutor, dificultando a passagem de energia. Ele também auxilia o faiscador a desviar o raio para a terra.

A próxima etapa é instalar o isolador e a mola no fio da cerca, fixando ela com os conectores que acompanham o kit. A sequência da instalação sempre deve ser respeitada, primeiro o aterramento do eletrificador, instalação do eletrificador e na sequência o kit para raio.

Depois de todo este processo, seu eletrificador estará protegido dos danos causados pelos raios. É importante lembrar que, dependendo do tamanho da sua propriedade, você precisará instalar mais que um kit, protegendo seu campo e gado, respeitando uma distância de 20m entre cada kit instalado.

Todos os produtos citados você encontra nas lojas que revendem produtos Zebu e mais informações também pelo nosso site. Produtos de qualidade e certificados pelo Inmetro.

No vídeo abaixo, você acompanha todo o passo a passo de instalação do kit para-raios no seu terreno.