Você sabia que as cercas elétricas rurais podem ser usadas para gerenciar o movimento de animais em áreas de pastagem? 

Essa é uma técnica muito útil, que traz inúmeras vantagens e que com certeza faz diferença no dia a dia do campo. 

Quer saber que vantagens são essas? Então continue a leitura deste artigo. 

Como funcionam as cercas elétricas?

Elas funcionam a partir de um eletrificador que emite pulsos de choque com alta tensão, que podem chegar a até 11KV. Porém, elas também contam com uma amperagem baixíssima, justamente para garantir que o animal não se machuque, mas permaneça no local esperado. 

Quando o animal toma o choque, ele aprende que aquele espaço não deve ser ultrapassado, e com isso passa a evitá-lo, como um efeito psicológico. 

As cercas elétricas são excelentes para contenção de animais, e tornam a propriedade mais segura e menos suscetível a problemas como entrada de animais selvagens e saída do gado do local onde estejam pastando, por exemplo. 

O importante é seguir as orientações do produto, dessa forma o seu funcionamento será totalmente seguro e trará muitas vantagens (que veremos a seguir).  

Se você quiser mais detalhes sobre o funcionamento desse tipo de cerca é só clicar aqui e conferir um dos artigos que temos falando sobre o assunto com mais detalhes. 

Vantagens de utilizá-las no manejo de animais

Uma das maiores vantagens da utilização de cercas elétricas no manejo com certeza é a segurança trazida por elas. Utilizando a cerca, o rebanho permanece no espaço esperado do campo e não se desloca no processo de manejo.

O controle trazido pelas cercas evita acidentes, como os animais se perderem ou irem para o local errado e se machucarem. Justamente por esse motivo as cercas também ajudam a reduzir a perda de animais no manejo. 

Por ter mais controle, as cercas também fazem com que o produtor ganhe tempo, já que o processo de manejo torna-se mais rápido, porque não é necessário ir atrás do gado ou procurá-lo durante as transições de um local do terreno para outro.

Outra vantagem é que as cercas elétricas rurais não custam caro e são mais econômicas que outros tipos de cerca. 

Alguns pecuaristas apontam que a instalação desse tipo de cerca proporciona uma economia de até 20% em comparação com a cerca elétrica convencional, além de um menor consumo de energia. Confira a entrevista falando sobre o assunto clicando aqui

A cerca elétrica rural gera economia de mão de obra e manutenção, além de que o uso estratégico do manejo da pastagem e dos animais pode aumentar a produtividade por unidade de área utilizada com menor custo. 

O que é necessário saber antes de comprar uma cerca elétrica?

É importante, antes de mais nada, que você conheça a sua propriedade e as necessidades dela. Veja quais as dimensões e quais os tipos de animais que serão contidos no espaço. Você pode anotar esses dados para melhorar a conversa com os vendedores. 

Assim, eles poderão orientar sobre qual é a melhor opção de cerca e quais são os itens recomendados para ela.

Aqui na Zebu você encontra um time que entende do assunto. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco clicando aqui. Vai ser uma honra poder conversar com você. 

Quer mais dicas sobre cercas elétricas? Então aproveite para conhecer o blog da Zebu. Lá nós compartilhamos diversos conteúdos muito interessantes e que com certeza vão ajudar você, amigo do campo. 

Grande abraço e até a próxima.