Para começar: você tem toda a razão de estar aqui e estar interessado em saber como instalar um para-raios em cerca elétrica rural, e nós vamos lhe explicar o porquê desta afirmação.

É que o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. Isso mesmo. O nosso território registra uma média de 77,8 milhões de raios por ano, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Não é pouca coisa, não.

Agora, adivinhe só qual é o lugar que está entre aqueles com maior risco durante uma tempestade…

Sim, estamos falando dos campos abertos, onde você, homem do campo, cria seu gado com o auxílio de um sistema de cerca elétrica. 

Logo, não é à toa que os raios estão entre as principais causas de defeitos nos eletrificadores. Os danos podem variar desde a falha em componentes de pouco custo até a total destruição do aparelho. 

A boa notícia é que há como agir de forma preventiva e a solução está na instalação de um sistema de para-raios junto à cerca elétrica.

Siga com a leitura para saber mais!

A importância de contar com um sistema de para-raios 

Kit para-raio da Zebu Cercas Elétricas

A razão para instalar um para-raios junto à sua cerca elétrica é bastante simples: esse tipo de sistema diminui a incidência de raios que caem no perímetro da cerca que podem atingir o eletrificador. 

O dispositivo age do seguinte modo: ele direciona parte da descarga elétrica (raio) para o solo e evita que a mesma chegue com sua carga total no eletrificador. Há uma redução considerável das chances de ocorrerem danos ao equipamento e você ter que enfrentar os transtornos decorrentes de uma possível perda de funcionalidade do sistema, incluindo a fuga de animais. 

Aqui na Zebu Cercas Elétricas, nós trabalhamos com um kit para-raios que incorpora um desviador de raios e uma mola bloqueadora, muito eficientes. A mola, bem ajustada, permite uma máxima proteção para qualquer eletrificador, sem nenhum tipo de perdas para a operação normal da cerca.

Com o auxílio deste kit, a maioria dos raios podem ser dispersados na terra. Entretanto, vale ressaltar que uma proteção total não pode ser obtida quando uma descarga atingir o eletrificador por meio da rede de energia elétrica que abastece a sua propriedade.

Uma solução capaz de aumentar o nível de proteção em regiões onde os raios são um grande problema é o uso de desviadores de raios adicionais colocados entre o arame da cerca e um aterramento, espaçados a cada um quilômetro ao longo da cerca (Fig. 1).

Agora que você já entendeu a importância de contar com um para-raios junto à cerca elétrica, vamos explicar como proceder para realizar a instalação desse sistema. 

O passo a passo para a instalação 

 

Vamos procurar ser bastante objetivos na explicação, mas você também tem a opção de conferir o vídeo que antecede este texto, para obter uma explicação mais detalhada sobre como proceder.

Vamos lá!

1 – Instale o isolador Castanha no arame da cerca, que vai ocasionar o rompimento da cerca, na distância de 10 á 20 metros no máximo do eletrificador.

2 – Prenda a mola firmemente com os grampos ao arame da cerca, de maneira que forme uma “ponte” por baixo do isolador castanha.

3 – O aterramento do Kit para raio sempre deve ser superior ao do eletrificador, ou seja, se seu eletrificador possui 2 hastes, a instalação do kit para raio deve conter 3 hastes de no mínimo 1,20 metros de comprimento.

4 – Conecte as hastes de aterramento entre si utilizando um cabo de 4 mm ou mais de diâmetro, bem preso por abraçadeiras. 

5 – Instale o desviador de raios na posição ilustrada no tópico anterior: Um dos parafusos deve ser ligado ao arame da cerca e o outro parafuso ligado ao aterramento (Fig.1). 

Importante: o desviador de raios deve ser colocado na cerca depois da mola bloqueadora e nunca entre mola e o eletrificador. Assegure-se que as ligações do desviador de raios com o arame da cerca e com as estacas do aterramento estejam firmemente unidas. 

Viu só? Não tem segredo para você instalar um kit para-raios junto à cerca elétrica e ficar protegido contra danos decorrentes de descargas elétricas.

Para adquirir o nosso produto, clique neste link e descubra o revendedor Zebu mais próximo de você. 

São mais de 4 mil pontos de revendas espalhadas em diversas cidades e regiões do país.