A economia brasileira tem como base a produção rural. Em 2020, por exemplo, mesmo com a crise provocada pela pandemia de covid-19, o agronegócio foi responsável por 25% de todo o PIB do país, além de bater alguns recordes de crescimento.

Considerando esse cenário promissor, a energia solar aparece como uma ótima alternativa para os produtores rurais reduzirem custos e aumentarem a competitividade empresarial.

Por ser uma das fontes mais limpas de produção energética, ela possibilita a redução de até 90% dos custos com empresas concessionárias de energia elétrica e também contribui para a diminuição dos impactos ambientais. 

Continue a leitura para conferir algumas outras vantagens que os produtores rurais podem obter ao adotarem a energia fotovoltaica.

Eletrificação das cercas

Nas propriedades em que há criação de gados ou outros animais, a cerca elétrica é bastante utilizada. 

Para esse equipamento, a energia solar é uma ótima alternativa, uma vez que o eletrificador solar permite instalar a cerca elétrica em locais que muitas vezes não tem energia elétrica, são de fácil instalação e sustentáveis.

Bombeamento de água

O bombeamento da água na fazenda pode abastecer a sede, instalação dos animais, projetos de irrigação, entre outros. 

Com a energia solar, é possível mover o bombeamento da água para onde quiser, desde que tenha uma fonte de água limpa por perto.

Iluminação adequada

É necessário contar com uma boa iluminação interna e externa na fazenda. 

Com a energia solar, isso é possível. Você pode continuar usando a iluminação, ou até mesmo ampliar, sem aumentar os gastos de energia.

Irrigação

Para o plantio e criação de animais, a irrigação é muito importante. 

No entanto, é comum que os agricultores deixem de utilizar esse serviço por conta do custo da conta de luz. Mas com a energia solar, a irrigação pode ser utilizada sem problema, sendo uma alternativa mais barata e sustentável para irrigar todo o espaço necessário.

Resfriamento e aquecimento de água

O sistema de energia solar também serve para resfriar ou aquecer a água conforme as necessidades do agronegócio. 

Na pecuária leiteira, por exemplo, é possível resfriar os tanques que precisam permanecer ligados à energia para que o leite não azede. Já na piscicultura, a água pode ser mantida aquecida nos tanques de peixe.

Economia na conta de luz

Junto a todas essas vantagens, a economia de luz é o grande destaque proporcionado pela energia solar. 

Ela elimina o aumento das tarifas energéticas, assim é possível prever qual será o seu consumo.  

Pronto para começar a utilizar a energia solar no seu negócio?